Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
março, 2024
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: […]
The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: 2023 | Sesc Guarulhos, Guarulhos, SP Estreia em abril 2024 em Linz, Áustria, com co-produção do Bruckner Festival e apoio do Governo Holandês Desde 2020, Stephen Shropshire é coreógrafo residente da São Paulo Companhia de Dança, para quem já criou: Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022). Juntos, esses trabalhos revelam uma linha de pesquisa que começou com a (re)investigação de Shropshire sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. Em The Eighth (2024), ele oferece ao público uma nota de rodapé a estes três trabalhos distintos, porém interligados. Shropshire cria esta obra ao som da Oitava Sinfonia, de Anton Bruckner (1824-1896), uma composição emocionante, assim como disse o jornalista musical Tom Service, “que não pode ser explicada pelas regras e regulamentos musicais; em vez disso, sua ‘forma’ é fenomenológica e é algo você precisa experimentar”. -
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso […]
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso Park Colaboração Artística e Assistente de Coreografia: Beatriz Sano Colaboração Textual: Isabel Ramos Monteiro Agradecimento: Toshi Tanaka (leque) Figurino: Cláudia Schapira Iluminação: Caetano Vilela Estreia: 2023 | Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP
Essa obra integrou o projeto Ensejos, uma parceria com o Centro Cultural São Paulo, que tem curadoria de dança de Mark Van Loo e direção geral de Rodolfo Beltrão.
Ver o Ar Ouvir o Verão, que é uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências. “O ar é a matéria principal dessa coreografia. É uma tentativa de coreografá-lo, dar luz à sua matéria ao mesmo tempo concreta e invisível, que nos envolve, nos une. Há alguém no vento? O vento passa e o que antes era verão agora já é outono. Mas ainda é preciso escutar o calor, ouvir o verão”, fala o coreógrafo. Esta é uma dança para as forças do vento.
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@ Arthur Wolkovier
O Lago dos Cisnes (2018)
Coreografia: Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930) […]
O Lago dos Cisnes (2018)
Coreografia: Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930) Iluminação: Wagner Freire Cenografia: Marco Lima Figurino: Fábio Namatame| 1ª e 3ª cenas, todos | 2ª cenas, homens Tânia Agra | 2ª e 4ª cenas, tutus e bruxo | 3ª cena, Odille Adereços: Robson Rui (Bestas) I Américo Corrêa (Machados, Trompetas e Cetro) Assistente de coreografia: Sabrina Streiff Assistente de cenografia: César Bento Visagismo: Augusto Sargo Professora de Dramaturgia: Vivien Buckup Duração/elenco: 112 minutos com 54 bailarinos Estreia pela SPCD: 2018 | Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo/SP - Brasil O Lago dos Cisnes é um balé com música especialmente composta por Tchaikovsky que estreou em 1877 no Teatro Bolshoi, mas somente em 1895, com nova coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, para o teatro Mariinsky, em São Petersburgo, se tornou um enorme sucesso. O Lago dos Cisnes da São Paulo Companhia de Dança é feito sob medida para os artistas da casa. A coreografia de Galizzi dialoga com a tradição e se renova nas relações dos personagens, no detalhe das pantomimas, nos desenhos das cenas, em sintonia fina com a música emblemática de Tchaikovsky e coloca todos os artistas em cena. Foi eleito o segundo Melhor Espetáculo, pelo Guia da Folha de S. Paulo (voto do público e também pelo voto do júri) e também recebeu o Prêmio APCA – Prêmio técnico de Vivien Buckup, professora de dramaturgia de O Lago dos Cisnes.