Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
março, 2024
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas […]
Petrushka (2023)
Concepção e coreografia: Goyo Montero Música: Igor Stravinsky Cenografia: Curt Allen Wilmer e Letícia Gañán Figurinos e Bonecos (infláveis e marionetes): Salvador Andujar Iluminação: Nicolas Fischtel Assistente de Coreografia: Igor Vieira Organização (Espanha): Carlos Iturrioz . Execução de Figurinos: Fabio Namatame Consultoria para Construção e Manipulação de Bonecos: Beto Andreetta Execução de Infláveis e Pintura de Arte: Carlos Delfino Execução de Máscaras e Marionetes: Dino Soto Duração/Elenco: 35 minutos / 14 bailarinos © GOYO MONTERO, todos os direitos reservados Um dos balés mais populares do cenário mundial, estrelado por Vaslav Nijinsky, em 1911, Petroushka, conta a história de amor e ciúme de três bonecos que ganham vida. Este é o tema da mais nova criação do coreógrafo espanhol Goyo Montero para a São Paulo Companhia de Dança. Nesta releitura inédita, bonecos infláveis gigantes ganham novos contornos – Petroushka, Bailarina e Lutador –, contam esta história de amor, morte, alegria, tristeza, rejeição e manipulação. Petrushka ama a Bailarina, mas ela prefere o Lutador, que mata Petrushka, cujo fantasma aparece quando a noite cai. “É um teatro dentro de outro teatro, para que eu possa contar essa história de diferentes perspectivas”, fala o coreógrafo. Essa é segunda montagem de Goyo Montero para a SPCD, para quem já criou ‘Anthem’ (2019). -
@ Marcelo Machado
Ibi – da Natureza ao Caos (2022)
Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias Figurino e […]
Ibi – da Natureza ao Caos (2022)
Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias Figurino e Visagismo: Gil Oliveira Iluminação: Camila Andrade Cenografia e Adereços: Caio Marinho Cenotécnico: Pedro Paes Assistente de Figurino: Bábi Batista e Giselle Carvalho Estreia pela SPCD: 2022 | Teatro Alfa, São Paulo/SP - Brasil Elenco: 10 bailarinos Duração: 25 min Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza. Inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak, e em diálogo com suas pesquisas sobre ancestralidade e o devir-animal, a obra é dividida em três momentos. No primeiro momento a coreógrafa quis trazer a ideia da terra arrasada, da provocação, da animalidade como potência e como isso se reconstrói. Na segunda parte, os intérpretes entram em contato com ‘eu’ individual e sua ancestralidade numa batalha contra as adversidades, e no terceiro, vemos uma reflexão sobre aquilo que aprendemos ao longo desta jornada. Segundo Gal, a ideia é “continuarmos insistindo em sermos o que somos”. -
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso […]
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso Park Colaboração Artística e Assistente de Coreografia: Beatriz Sano Colaboração Textual: Isabel Ramos Monteiro Agradecimento: Toshi Tanaka (leque) Figurino: Cláudia Schapira Iluminação: Caetano Vilela Estreia: 2023 | Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP
Essa obra integrou o projeto Ensejos, uma parceria com o Centro Cultural São Paulo, que tem curadoria de dança de Mark Van Loo e direção geral de Rodolfo Beltrão.
Ver o Ar Ouvir o Verão, que é uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências. “O ar é a matéria principal dessa coreografia. É uma tentativa de coreografá-lo, dar luz à sua matéria ao mesmo tempo concreta e invisível, que nos envolve, nos une. Há alguém no vento? O vento passa e o que antes era verão agora já é outono. Mas ainda é preciso escutar o calor, ouvir o verão”, fala o coreógrafo. Esta é uma dança para as forças do vento.