Confira nossa agenda e acompanhe de perto os
espetáculos da São Paulo Companhia de Dança
Próximos eventos
março, 2024
Acessibilidade
A SPCD disponibiliza no meio virtual diferentes conteúdos com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas em português. São vídeos que abordam a dança para as crianças, documentário sobre o funcionamento de uma companhia artística e workshop aberto a todos. Além disso, a São Paulo realiza espetáculos acessíveis como modo de ampliar o acesso à arte e à cultura para o público em geral.
Videodanças SPCD
Ao longo dos anos, a São Paulo Companhia de Dança tem desenvolvido diferentes obras clássicas e contemporâneas em um diálogo fino entre a dança, a música e o audiovisual. Alguns destas criações, que contam também com o entrosamento entre os artistas da SPCD e de outras instituições do Estado de São Paulo estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas de modo online.
Vídeos
Gala Clássica
Nkali
Marmórea
Repertório
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The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: […]
The Eighth (2023)
Coreografia e iluminação: Stephen Shropshire Música: Symphony no 8: IV: Finale de Anton Bruckner (1824-1896) Figurino: Fabio Namatame Duração/Elenco: 22 minutos com 10 bailarinos Pré-estreia: 2023 | Sesc Guarulhos, Guarulhos, SP Estreia em abril 2024 em Linz, Áustria, com co-produção do Bruckner Festival e apoio do Governo Holandês Desde 2020, Stephen Shropshire é coreógrafo residente da São Paulo Companhia de Dança, para quem já criou: Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022). Juntos, esses trabalhos revelam uma linha de pesquisa que começou com a (re)investigação de Shropshire sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. Em The Eighth (2024), ele oferece ao público uma nota de rodapé a estes três trabalhos distintos, porém interligados. Shropshire cria esta obra ao som da Oitava Sinfonia, de Anton Bruckner (1824-1896), uma composição emocionante, assim como disse o jornalista musical Tom Service, “que não pode ser explicada pelas regras e regulamentos musicais; em vez disso, sua ‘forma’ é fenomenológica e é algo você precisa experimentar”. -
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso […]
Ver o Ar Ouvir o Verão (2023)
Concepção e Coreografia: Eduardo Fukushima Montagem musical: de Fukushima a partir de “Night’s Calling” de Rodolphe Alexis, “Sumertime”, de Tunekichi Suzuki e “Sedna” de Kyungso Park Colaboração Artística e Assistente de Coreografia: Beatriz Sano Colaboração Textual: Isabel Ramos Monteiro Agradecimento: Toshi Tanaka (leque) Figurino: Cláudia Schapira Iluminação: Caetano Vilela Estreia: 2023 | Centro Cultural São Paulo, São Paulo/SP
Essa obra integrou o projeto Ensejos, uma parceria com o Centro Cultural São Paulo, que tem curadoria de dança de Mark Van Loo e direção geral de Rodolfo Beltrão.
Ver o Ar Ouvir o Verão, que é uma partitura coreográfica criada por Eduardo Fukushima a partir de sua pesquisa com práticas corporais chinesas e japonesas, entrelaçando questões da dança contemporânea e da performance, a partir de múltiplas referências. “O ar é a matéria principal dessa coreografia. É uma tentativa de coreografá-lo, dar luz à sua matéria ao mesmo tempo concreta e invisível, que nos envolve, nos une. Há alguém no vento? O vento passa e o que antes era verão agora já é outono. Mas ainda é preciso escutar o calor, ouvir o verão”, fala o coreógrafo. Esta é uma dança para as forças do vento.
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@ Marcelo Machado
Cartas do Brasil (2022)
Coreografia e Figurino: Juliano Nunes Música: Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Iluminação: Wagner Pinto Produção do Figurino: Cássio Brasil Duração: 24 minutos […]
Cartas do Brasil (2022)
Coreografia e Figurino: Juliano Nunes Música: Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Iluminação: Wagner Pinto Produção do Figurino: Cássio Brasil Duração: 24 minutos Elenco: 14 bailarinos Estreia pela SPCD: 2022 | Sala São Paulo, São Paulo/SP - Brasil Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia Brasileira. “Essa obra é um pouco do Brasil que existe em mim. É o lugar onde o gesto de um afeta o gesto do outro e, embora tudo passe muito rápido, todos estão conectados como uma revoada de pássaros”, fala Nunes. Na coreografia, cada bailarino escreve com o corpo um diálogo contínuo que traduz a urgência de estar vivo. Nunes criou inspirado na Bachiana Brasileira no 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. Na dança, as mãos, os braços e as cabeças vibram e nos lembram as imagens das asas dos pássaros, das folhas ao vento, do menear das cabeças das aves. “A beleza do corpo em movimento nos toca como palavras ao vivo”, diz Nunes. O figurino, uma malha azul em referência ao céu do Brasil - com detalhes pintados à mão pelo coreógrafo no corpo dos intérpretes - revela a silhueta dos artistas e as individualidades de cada um. E a luz vem completar esta atmosfera que nos transporta para um tempo vibrante, ágil e intenso.